Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My truth

A minha verdade. O que sinto e vejo. O que sou.

O Sapo tem um polígrafo!

02.12.18, #RapazSecreto

Polígrafo.jpg

 

Não sei se já se aperceberam, mas o Sapo deu um passo contra as fake-news que invadem, minuto a minuto, os nossos feeds de notícias, os jornais que lemos e as estações televisivas que acompanhamos.

 

O conceito é simples: fact-checking. As notícias que estão a circular são analisadas pelo Polígrafo do Sapo e são avalidas, segundo três categorias diferentes: verdadeiro, impreciso, falso. Voltado sobretudo para a área da política, ficamos a conhecer, facto a facto, se a informação que os nossos políticos avançam é verdadeira ou não. Temos, aliás, acesso a um índice geral de veradicidade de cada político.

 

O objetivo também é muito claro - precisamos de conhecer os factos e a verdade, para tomar boas decisões. Para além disso, podemos pedir através do Whatsapp ou do Telegram que a equipa verifique notícias em que tenhamos interesse (como aconteceu com documentos que foram lançados na internet que indicavam que Aníbal Cavaco Silva tivesse pertencido à PIDE e que eram falsos). Ainda não recorri a esta função, mas sei que o farei.

 

Este é o primeiro jornal de fact-checking do nosso país e fará a diferença. Parabéns Sapo, por continuares a inovar e a marcar a diferença!

 

#RapazSecreto

8 comentários

Comentar post